Gestão Fiscal

Sobre Gestão Fiscal


No escritório Ribeiro PLK e Associados a gestão fiscal é encarregada por diversas ações preventivas que visam o cumprimento das exigências feitas pela legislação tributária, a fim de manter a sua empresa em conformidade. 


O foco da gestão fiscal é cumprir a obrigação tributária principal, ou seja, a quitação dos tributos. Além disso, a área fornece ao seu negócio todos os recursos necessários para a realização do processo de emissão de documentos fiscais, entrega de declarações, informações ao fisco e escrituração fiscal.

Entre em Contato

Áreas de atuação dentro da Gestão Fiscal

  • Consultivo Fiscal

    A área do consultivo fiscal, tem como ofício primordial a formulação de atividades que possam responder às consultas e demandas realizadas por consulentes particulares ou autoridades públicas, responsáveis pelo recolhimento de impostos. 


    Dessa forma, o setor consultivo fiscal trabalha na revisão de comunicados e termos que os órgãos públicos direcionam para a empresa. Além disso, também realiza uma análise econômica dos tributos que estão sendo pagos diariamente.

  • Planejamento tributário

    O planejamento tributário trabalha com o objetivo de desenvolver formas para reduzir o valor da carga fiscal associada a uma pessoa jurídica de maneira lícita (totalmente dentro das leis). Ou seja, a área é responsável por examinar cenários e definir quais serão as tomadas de decisões mais acertadas referentes ao processo de tributação do negócio. 


    Assim, são desenvolvidas estratégias de atuação no planejamento tributário do negócio, considerando sempre aspectos como limitações legais tributárias e os diferentes tipos de tributação. 

  • Contencioso tributário

    O contencioso tributário trabalha com o objetivo de prevenir a realização de pagamentos indevidos, sejam eles originados por tributos desnecessários ou multas que devem ser recorridas. Em outras palavras, essa ferramenta arquiteta meios que reduzem ou anulam cobranças equivocadas ao contribuinte.


    A legislação tributária brasileira é muito extensa e pode causar interpretações contrastantes entre gestores de empresas e fiscais dos órgãos responsáveis pelo recolhimento tributário. 

    Levando esse ponto em consideração,  o contencioso se certifica de que a companhia pagará unicamente os impostos que legalmente deve, evitando cobranças indevidas e, consequentemente, reduzindo custos. 

  • Restituição de Crédito de Exportação

    Pessoa jurídica exportadora de produtos, bens ou commodities:

    • Restituição de crédito - aplicação de percentual estabelecido em portaria do Ministério da Fazenda (restituição mediante depósito em conta corrente).

Fale Conosco!

Ficou com dúvidas a respeito desta área de atuação?

Entre em contato comigo e vamos conversar!

Vamos Conversar?

Preencha o formulário a seguir com sua dúvida ou mensagem.